Evento de lançamento da M&T Expo em em Belo Horizonte

Comissão Equipamentos SICEPOT-MG e M&T Expo realizaram Café da Manhã em Belo Horizonte/MG.



O SICEPOT-MG, a Messe Muenchen do Brasil e a Sobratema realizaram ontem (19/07) o café da manhã M&T Expo. O evento, além de apresentar a feira, trouxe informações importantes sobre o mercado de equipamentos, a demanda do setor e questões na formação e de preços e dos custos dos equipamentos.


Em sua palestra Eurimilson Daniel (Escad Rental/Sobratema) destacou a importância da rentabilidade no preço dos equipamentos, destacando a relevância de se analisar os custos de:

• Propriedade - depreciação e a remuneração do capital investido;

• Manutenção - Mão de obra de manutenção e de peças;

• Manutenção rodante/pneus - hora trabalhada do equipamento, referente a desgaste de pneus;

• Combustíveis e Lubrificantes - hora trabalhada do equipamento referente ao consumo de combustível, lubrificantes e filtros, considerando os parâmetros de consumo e os preços médios insumos;

• Peças de desgaste - hora trabalhada do equipamento, referente a ferramentas de penetração no solo;

• Mão de obra - hora trabalhada do equipamento, referente à mão de obra direta empregada na operação do equipamento, incluindo encargos sociais.


Rolf Pickert ( Messe Muenchen do Brasil) apresentou a M&T Expo, maior feira da América Latina para as indústrias de construção e mineração, que acontecerá no período de 30.08 a 02.09.2022, no São Paulo Expo. Parte da rede internacional Bauma, a feira promove o desenvolvimento do setor com foco na realização de negócios, disseminação de conhecimento sobre inovações e a promoção de networking.


Realização: Messe Muenchen | Parceiro Institucional: SOBRATEMA


Parceria Comissão Equipamentos SICEPOT-MG


Apoio: ANALOC e SINDILEQ-MG




Fonte: SICEPOT-MG